Atividade de Língua Portuguesa - 6º Ano

Profª. Daniela Pereira

A IMPORTÂNCIA DO SUBSTANTIVO NA ORGANIZAÇÃO DE TEXTOS EXPOSITIVOS

Vivemos, cotidianamente, rodeados de palavras e conhecemos a importância delas na comunicação verbal e como fomento de interação humana. Não é apenas uma representação de alguma coisa, mas sim uma ferramenta importante para compreender o mundo, pois ela é a matéria-prima do conhecimento e da informação, é dentro das palavras que se determinam e permanecem as coisas, além de favorecerem uma teia de informações globais, a mobilidade de ideias, pessoas e bens.

O texto é o lugar de interação entre enunciador e enunciatário e, para que a comunicação seja satisfatória, o primeiro deve elaborar uma linguagem clara, enquanto o segundo faz associações entre aquilo que lê e o que já conhece por meio de leituras e experiências anteriores.

Os textos publicitários utilizam vários recursos que não só colaboram para a formação de sentido do texto, como também possibilitam a criação de significados pelo leitor. A utilização dos substantivos exemplifica um desses recursos, pois permite ao leitor-consumidor identificar a mudança da classe gramatical de uma palavra no decorrer do texto (mesmo que ele desconheça a terminologia, será capaz de perceber a proximidade semântica entre os vocábulos), persuadindo e levando o indivíduo à compreensão sobre a importância do nome, da marca do produto no ramo da comercialização.

É considerável a presença de textos publicitários em nosso dia-a-dia. Estamos em contato com esse gênero textual nas diversas circunstâncias sociais, sem perceber, seja na televisão, no rádio, na mídia impressa ou, até mesmo, em cada espaço aproveitado para utilizar um outdoor. E é a partir dessa percepção que nos damos conta do nosso papel como expectador/público alvo dessas propagandas. Nessas propagandas são encontradas argumentações, atribuindo qualidade e credibilidade, a fim de convencer o interlocutor a adquirir o produto anunciado.

Diante dessa perspectiva, realizamos uma atividade expositiva com a utilização do Substantivo na construção de textos expositivos, campanhas publicitárias, em que reforçamos a importância dessa classe de palavras na comercialização de produtos no mercado, por meio da análise e criação de texto de autoria dos alunos, objetivando criar intimidade com o leitor, envolvendo-o, e levando-o a fazer o que o texto propõe, o que nos guia para um maior entendimento sobre como produzimos e reagimos aos textos persuasivos com os quais nos deparamos diariamente.

Sistematização:

• Orientações sobre os procedimentos das atividades;
  • Divisão de equipes; coleta de informações (livros, revistas, jornais e internet); decisão em grupo sobre quais produtos e nomes a serem comercializados;
  • Organização e montagem de material para exposição: slides, cartazes, descartáveis para degustação (no caso de produto comestível, etc.)
  • Apresentação dos trabalhos.

Cronograma de apresentação:

• 21/06/17 - 6º anos 01 e 02