Atividade de Língua Portuguesa - 7º Ano

Profª. Fernanda Machado

O EMPREGO DO MODO VERBAL IMPERATIVO NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Vivemos, cotidianamente, rodeados de palavras e conhecemos a importância delas na comunicação verbal e como fomento de interação humana. Não é apenas uma representação de alguma coisa, mas sim uma ferramenta importante para compreender o mundo, pois ela é a matéria-prima do conhecimento e da informação, é dentro das palavras que se determinam e permanecem as coisas, além de favorecerem uma teia de informações globais, a mobilidade de ideias, pessoas e bens.

O texto é o lugar de interação entre enunciador e enunciatário e, para que a comunicação seja satisfatória, o primeiro deve elaborar uma linguagem clara, enquanto o segundo faz associações entre aquilo que lê e o que já conhece através de leituras e experiências anteriores.
Os textos publicitários utilizam vários recursos que não só colaboram para a formação de sentido do texto, como também possibilitam a criação de significados pelo leitor.

É notável a presença de textos publicitários em nosso dia-a-dia. Estamos em contato com esse gênero textual a todo momento, sem perceber, seja na televisão, no rádio, na mídia impressa ou até mesmo em cada espaço aproveitado para utilizar um outdoor. E é a partir dessa percepção que nos damos conta do nosso papel como expectador/público alvo dessas propagandas. Nessas propagandas são encontradas argumentações, atribuindo qualidade e credibilidade, a fim de convencer o interlocutor a adquirir o produto anunciado.

As argumentações encontradas em propagandas contêm com frequência o emprego de verbos no imperativo, característica predominante de textos publicitários, que nos convida, com seus anúncios sedutores, a adquirir produtos e serviços que muitas vezes sequer necessitamos.

Destacamos, assim, a importância da utilização dos verbos no modo imperativo como um dos recursos disponíveis de interação por meio da língua portuguesa, tornando o falante apto para compreender e utilizar esse recurso linguístico, visto que o gênero propaganda está muito presente em nosso cotidiano, já que pertencemos a uma sociedade de consumo.

Com atividades de análise e criação do seu próprio texto, objetivamos explorar a linguagem verbal e não verbal, especificamente o imperativo, que é frequentemente usado em textos publicitários, uma vez que o emprego desse modo verbal possibilita criar intimidade com o leitor, envolvendo-o, e levando-o a fazer o que o texto propõe. Isso nos guia para um maior entendimento sobre como produzimos e reagimos aos textos persuasivos com os quais nos deparamos diariamente.

Sistematização:

  • Orientações sobre os procedimentos das atividades;
  • Divisão de equipes; coleta de informações (livros, revistas, jornais e internet); decisão em grupo sobre quais produtos e nomes a serem comercializados;
  • Organização e montagem de material para exposição: slides, cartazes, descartáveis para degustação (no caso de produto comestível, etc.)
  • Apresentação dos trabalhos.

Cronograma de apresentação:

  • 22/06/17 - 7º ano 02
  • 23/06/17 - 7º ano 01, 03 e 04
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