CANDIDATOS AO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

• Compreensão de textos;

• Análise morfossintática do período simples;

• Concordância Verbal e Nominal;

• Regência Verbal e Nominal;

• Figuras de Linguagens: metáfora, comparação, metonímia, antítese, hipérbole.

• Morfologia: Pontuação, Sinônimos, Antônimos.

H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H29 – Identificar, pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.

• Potenciação;

• Equações do 2º grau;

• Problemas de Equações do 2º grau;

• Soma e Produto das Raízes de uma Equação do 2º grau;

• Conceito de Função;

• Geometria (semelhança e áreas);

• Relações Trigonométricas no triangulo retângulo;

• Teorema de Pitágoras;

H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

H21 – Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H22 – Utilizar conhecimentos algébricos/ geométricos como recurso para a construção de argumentação.

H23 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

H19 – Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.

H20 – Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

H8 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

H9 – Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.