• Compreensão e interpretação de textos narrativos.

• Compreensão e interpretação de gêneros textuais (poesia, contos, artigos de revistas e jornais).

• Linguagem coloquial e padrão (culta) em gêneros textuais diversos.

• Fonética: acentuação gráfica, tonicidade, fonemas e letras, encontros vocálicos, consonantais e dígrafos.

• Morfologia.
    - Classes gramaticais variáveis (identificação, classificação e flexão): substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo e verbo.

• Verbos regulares (1ª, 2ª e 3ª conjugação modo indicativo).

H15- Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H22- Relacionar, em diferentes em textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

H19- Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

H27- Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

H21- Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H26- Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

• Conjuntos: Representação, Relações, Resolução de Problemas.

• Números Naturais.

• Operação (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiação).

• Expressões numéricas: Resolução de problemas.

• Números decimais: operações e resolução de problemas.

• Números racionais: operações e resolução de problemas.

• Números decimais: operações e resolução de problemas.

• Números racionais: operação e resolução de problemas.

• Geometria: triângulos e quadriláteros.

• Figuras planas e espaciais.

• Unidades de medida, comprimento e área.

H3- Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H21- Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H4- Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

H24- Utilizar informações expressas em gráfico ou tabelas para fazer interferências.

H25- Resolver problemas com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

H9- Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos como solução de problemas do cotidiano.

H7- Identificar características de figuras planas ou espaciais.

H10- Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

H12- Resolver situação-problema que envolva medidas de grandeza.