• Compreensão de textos contemporâneos;

• Sintaxe: Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração: período composto por coordenação;

• Identificação e Classificação de orações;

• Sintagmas: simples, composto / simples e desinencial /oracional;

• Sintagmas: predicado nominal / predicado verbal / predicado verbo-nominal

H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.

H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

• Conjunto dos números reais;

• Expressões algébricas e valor numérico de expressão algébrica

• Monômios e Polinômios;

• Fatoração de polinômios;

• Produtos notáveis;

• Fatoração;

• Geometria: Ângulos, Triângulos, Quadriláteros e Polígonos (Ai, Si, A, diagonais) e simetrias.

H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

H3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H21 – Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H23 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

H22 –Utilizar conhecimentos algébricos/ geométricos como recurso para a construção de argumentação.

H7 – Identificar características de figuras planas ou espaciais.

H8 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

H9 – Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.