Programa de Orientação Famíliar

Por que trabalhar com as famílias?
A socialização primária da criança ocorre predominantemente no contexto familiar, onde sua aprendizagem acontece principalmente por observação do modelo comportamental dos pais, especialmente nos primeiros anos de vida.

Os pais/responsáveis, por estarem com as crianças e adolescentes a maior parte do tempo, quando estes não estão na escola, são os que têm mais condições de alterar o ambiente que produz os comportamentos considerados como inadequados.

Não existem indivíduos com histórias de vida iguais, a história de vida de cada um influencia (e muito!) na relação com os demais membros, mas se o diálogo estiver presente, as conversas podem melhorar as situações problemáticas.

Cabe aos pais e responsáveis a difícil (porém não impossível) tarefa de estabelecer regras e impor limites na educação dos filhos. Há a importância deles próprios se comportarem de forma congruente com as regras estabelecidas!

Várias pesquisas vêm demonstrando a importância da participação familiar, na aprendizagem de crianças e adolescentes. Há um aproveitamento acadêmico muito maior daqueles alunos cujas famílias estão inseridas no contexto escolar. Além disso, a participação familiar fortalece a escola e os profissionais que nela atuam, proporcionando com que se sintam apoiados pelos pais e assim, realizando um trabalho integrado.

Levando estes pontos em consideração, o Serviço de Apoio Psicopedagógico, juntamente com o Serviço de Atendimento Socioeducacional do Colégio Santa Rosa criou e vem executando há 4 anos consecutivos o PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR , que tem o objetivo de fortalecer a parceria escola-família, através de palestras e vivências que irão tratar de diversos temas atuais e interessantes de uma forma dinamizada, integradora e com o desenvolvimento de atividades que irão estimular a presença dos pais no contexto escolar, aumentando, assim, o aproveitamento escolar de seu filho e diminuindo a possibilidade do mesmo apresentar comportamentos inadequados no contexto sócio- educacional.


Grupo de trabalho
Serviço de Atendimento Psicopedagógico (Juliana Costa), Serviço Sócio Educacional (Divaneid Araújo) e Serviço de Orientação Educacional (Andréa Lemos, Cínthya Guerra, Mônica Costa, Vânia Almeida e Vivia Ferreira).


Quem pode participar?
Pais, mães, responsáveis e/ou cuidadores de aluno(as) da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Santa Rosa.


Onde acontece?
Nos espaços do Colégio Santa Rosa, como auditório, sala de aula, dentre outros conforme informado no convite.


Quando acontece?
Os encontros são bimestrais e, nas datas marcadas, acontecem às quartas-feiras, no horário de 18h30 as 20h.
Na semana de realização dos encontro, cada aluno(a) recebe um convite para ser entregue aos pais ou responsáveis.

MÊS Tema DATA
Fevereiro Relações Familiares 21
Maio
Família Conectada: Pais, filhos e tecnologia 31
Agosto
  30
Novembro   22