Projeto "Redação em foco"

Aluna: Tamires Pacheco Cardoso
Professora Responsável: Helga Kadhyja
Turma: 1º Ano - 01 - Ensino Médio

Há décadas, o trabalho infantil vem sendo discutido no Brasil e até hoje não houve propostas significativas, que acabassem com esse problema. O trabalho infantil é visto em nosso próprio cotidiano, como nas ruas, nos ônibus e, principalmente, no centro de cidades, onde há mais movimentação, este problema é a consequência de fatores, como a infraestrutura na educação pública do país.

A princípio, a infraestrutura na educação pública influencia totalmente no trabalho infantil, já que durante um longo período ocorre greves, que atrapalham a continuidade dos estudos do jovem, que como consequência acontece a evasão escolar, ou seja, o aluno deixa de frequentar a escola. Além disso, existe também um outro fator que influencia no crescimento do trabalho infantil, o desemprego.

Além disso, o desemprego também vem sendo um dos assuntos mais recorridos do século XXI, já que há milhões de pessoas desempregadas. Por consequência da infraestrutura na rede de educação pública, muitos abandonam a escola para ajudar a família a se sustentar, por conta do pouco dinheiro que possuem, já que não há motivo forte o suficiente para continuarem estudando.

Dado isso, não adianta fazer greves de longos períodos que só prejudica e não acontece nenhuma mudança, a intervenção necessária é fazer protestos e acusações contra o governo por meio das redes sociais, que possuem uma grande influência no mundo atual, para o melhoramento na educação pública, com reformas nas escolas, fornecimento de alimento saudável e entre outros.