Projeto "Redação em foco"

Aluno: Ubiratan Sardinha Junior
Professora Responsável: Antônia Loureiro
Turma: 2º Ano - 01 - Ensino Médio

Título: As Raízes da Corrupção no Brasil

A corrupção é um dos males mais antigos e presentes da realidade brasileira. Desde os tempos cabralinos até hoje em dia, as terras brasílicas foram palco de desmandos, assassinatos políticos, desvios de verba pública e privilégios quase feudais. No entanto, esse quadro caótico pode e deve ser sanado, com medidas para o bem do país e de seu povo.

Na atualidade, observa-se um panorama amplo de corrupção no meio político; grandes empresários e parlamentares foram deflagrados e julgados na chama ''Operação Lava Jato''. Com isso, esquemas milionários de desvios públicos foram revelados, demonstrando para onde, de fato, estava indo o dinheiro do brasileiro.

Logo, é possível notas que, em uma situação alarmante de mazelas sociais, o bom senso e a empatia daqueles que governam é quase inexistente.

No entanto, é necessário salientar que a corrupção não está somente na política, ela se faz presente em pequenas atitudes de omissão, indiferença e oportunismo do dia a dia. Sendo assim, é evidente como este mal está impregnado nos alicerces do país e da própria cultura e mentalidade do povo brasileiro.

Portanto, é necessária uma ação efetiva de diminuição dos índices de corrupção no cotidiano e na política, sendo a saída definitiva um povo bem educado. Semelhantemente às reformas educacionais da Coreia e do Japão, o governo federal deve voltar a maioria de seu PIB(Produto Interno Bruto) para a área da educação, com a criação de escolas bem estruturadas e com ampliação das aulas ligadas às ciências humanas. Dessa forma, parafraseando Mandela: ''A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo''.