Projeto "Redação em foco"

Aluna: Juliana Diger
Professora Responsável: Patrícia Almeida
Turma: 2º Ano - 04 - Ensino Médio

Título: Por que o assédio só acontece com a mulher?

Essa é uma pergunta bem difícil de ser respondida com clareza que fizesse entender o porquê daquilo acontecer. O que mais é fácil de ser ouvido quando perguntam, é que a culpa é toda da mulher, somente dela. O homem vira vítima e a mulher vira responsável por aquilo ter acontecido. Mas afinal a culpa é só da mulher?

Não! Claro, que não! A mulher não é culpada de nada. Vivemos em uma sociedade “moderna” onde não se é permitido usar uma roupa mais curta ou uma maquiagem que destaque a beleza do rosto. Passamos por tantas coisas que chegamos até aqui e tudo isso se esvai quando um homem faz um tipo de “elogio” que é de mau gosto. Infelizmente, o mundo ainda é machista!

Todos os dias a mulher é vítima de assédio, todos os dias a população feminina morre um pouco mais devido a isso e a violência é causada. A mentalidade do agressor nunca vai mudar: por causa da roupa ou do modo como ela age, merece ser assediada. Não existe justificativa que possa ser dada quando um homem humilha, bate, tira a liberdade de uma mulher.

Para que tudo isso acabasse de vez seria necessário fazer uma limpeza na mente dos homens, já que muitas vezes isso passa de pai para filho. As leis deveriam ser seguidas de verdade, regras deveriam ser cumpridas e ser mais rígidas. A mulher não precisa mudar o jeito dela de se portar ou de se vestir, o homem é o grande culpado por tudo isso. Se o assédio não existisse mais, a sociedade inteira poderia conviver bem e as mulheres teriam o seu respeito.