Projeto "Redação em foco"

Aluno: Lucas Bronze
Professora Responsável: Antônia Loureiro
Turma: 9º Ano - 02 - Ensino Fundamental

Título: A Dependência Virtual

A dependência virual tem dominado o mundo. Muitas pessoas se tornaram dependentes do uso de celulares, computadores e outras tecnologias para se distraírem, trabalharem, estudarem, enfim, sendo importante em suas vidas. Mas o que fazer quando isso vira vício e pode trazer sérias consequências, quanto à vida social e à saúde?

Primeiro, nós devemos tentar diminuir o seu uso com práticas que possam substituí-lo, como escrever recados e documentos à mão e falar coisas importantes e negócios pessoalmente, sem usar mensagens de texto e bate-papos virtuais. Isso melhora sua comunicação e habilidade para escrita, além de estimular o cérebro e melhorar a capacidade cognitiva.

Depois, tentar praticar outras atividades, para substituir o uso da internet para distração, com atividades físicas, como a academia, praticando esporte, fazendo uma caminhada, entre outras coisas, ou com atividades que estimulam a inteligência, como a leitura, o estudo e programas educativos.

E, por último, fazer tratamentos e terapias com ajuda médica, como colar bilhetes onde mora, para lembrar de sair da internet ou criar uma lista de tarefas cotidianas e cumprí- las, pois se você não consegue se desconectar por esquecimento ou por ter tempo sobrando, essas serão umas das soluções. Outra alternativa é um tratamento chamado Cognitivo-Comportamental, onde se entende que pensamento gera comportamento e esses pensamentos ocorrem devido a um comando central. A partir da identificação, é possível modificá-lo e, se conseguir, conseguirá modificar os pensamentos e, consequentemente, o comportamento.