Projeto "Redação em foco"

Aluna: Bianca de Freitas Romeiro
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 9º Ano - 03 - Ensino Fundamental

Título: O círio de Nazaré

Uma das maiores festas religiosas do mundo, atrai mais de 4 milhões de fiéis, que vêm de toda parte do mundo. É nessa época que ocorre a maior demonstração da fé católica. É nessa época que as pessoas agradecem, fazem pedidos e pagam promessas para Nossa Senhora. É nessa época que as pessoas se transformam em religiosos fervorosos, que fazem qualquer coisa para provar a sua fé.

Os comerciantes não perdem essa oportunidade, eles aproveitam para vender camisetas, estatuas ou esculturas, chaveiros, de Nossa Senhora, e as famosas fitinhas, que dizem realizar um desejo a cada nó feito. Também tem os vendedores de comida ou os donos de hotéis e pousadas, que abrem suas portas para cada turista que aparecer, por causa dessa enorme festa.

O que não poderia faltar são as comidas típicas e os mais que adorados objetos de miriti, que é um tipo de tronco muito leve e fácil de trabalhar, e que, agora, depois de anos de tradição, fazem parte da cultura de Bélem e, mais especialmente, do círio de Nazaré, como lembranças que os turistas levam.

É isso que faz do círio de Nazaré uma das maiores festas religiosas do mundo.